quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O devedor cara de pau


devedorA carta a seguir foi enviada por um cliente devedor a uma das várias empresas credoras.
“Prezados Senhores, esta é a terceira carta de cobrança que recebo de Vossas Senhorias.
Sei que não estou em dia com os meus pagamentos. Mas acontece que eu estou devendo também a outras lojas e todas esperam que eu pague a elas. Contudo, os meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês. As outras ficam para o mês seguinte. Não sou injusto, do tipo que prefere pagar a uma ou a outra empresa em detrimento das demais. Não!
Todos os meses quando recebo o meu ordenado, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que dobro e coloco dentro de uma caixinha.
Depois, olhando para outro lado, retiro dois papéis, que são os dois “Sortudos” que irão receber o meu rico dinheirinho.
Os outros? Paciência. Ficam para o mês seguinte.
Afirmo aos Senhores, com toda a certeza, que a vossa empresa está presente todos os meses em minha caixinha. Se não paguei ainda, é porque os Senhores estão com pouca sorte.
Finalmente, faço uma advertência a vocês:
Se os Senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome da vossa Empresa dos meus sorteios mensais.
Cordialmente.”
*****
É cada figura sem noção que tem por aí… Morro de rir. Não da situação, claro, mas da criatividade, da presença de espírito de certas pessoas.
Mas na boa, muitas pessoas gastam com coisas supérfluas sem poder cumprir com suas obrigações depois. E isso eu acho uma tremenda falta de educação financeira. “Ah, Cirilo, mas eu ganho pouco…” Então compre menos, gaste de acordo com suas possibilidades. Falar é fácil? Nada disso. Você pensa que alguém por ser rico tem tudo facilmente e por isso pode sair por aí gastanto a torto e a direito? Não! Porque eu conheço quem ganha 50 mil por mês e vive “apertado”. A questão não é o quanto se ganha, e sim o quanto se gasta.
Conselho de amigo: organize-se, gaste de acordo com suas possibilidades e seja mais feliz, porque viver sem dever nada a ninguém dá um boom na sua qualidade de vida. Fica a dica. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...