terça-feira, 12 de julho de 2011





O Hipotireoidismo


O hipotireoidismo faz com que o corpo trabalhe devagar. Isso ocorre quando há quantidade insuficiente de hormônio tireoideo no sangue ("hipo" significa "pouco"). O hipotireoidismo afeta mais de 5 milhões de americanos, muitos dos quais nem sabem que tem a doença. As mulheres, mais que os homens, têm mais freqüentemente hipotireoidismo.
hipotireoidismo.jpg (9629 bytes)


A Tireoidite de Hashimoto


Existem diferentes causas de hipotireoidismo:
A tireoidite de Hashimoto é a mais comum causa de tireoidite e a principal causa de hipotireoidismo. Ela afeta ao redor de 5% da população adulta, aumentando particularmente nas mulheres concomitante com a idade.
Cirurgia da tireóide ou tratamentos com iodo radioativo podem causar hipotireoidismo.
Um de cada 4.000 crianças nascem sem uma tireóide funcionante. Se o problema não é precocemente corrigido a criança irá tornar-se física e mentalmente retardada.
Ao redor de 100 milliòes de pessoas ao redor do mundo não tem suficiente iodo em suas dietas. Iodo é um elemento químico que a tireóide usa para produzir seus hormônios. Esse problema tem sido resolvido com a adição de iodo ao sal de cozinha.


A Causa do Hipotireoidismo


A tireoidite de Hashimoto é a mais comum causa de tireoidite e a principal causa de hipotireoidismo. Ela afeta ao redor de 5% da população adulta, aumentando particularmente nas mulheres concomitante com a idade.


A tireoidite de Hashimoto é causada por problemas no sistema imunitário do corpo. Normalmente o sistema imunitário defende nosso corpo contra germens e vírus estranhos. Nas doenças auto-imunes o sistema imunitário ataca os tecidos do próprio corpo por engano. 


A tireoidite de Hashimoto é causada pela produção de certos anticorpos contra a tireóide oriundos do sistema imunitário, os quais danificam a glândula e retiram-lhe a capacidade de produzir suficiente hormônio. A tireoidite de Hashimoto está ligada a outras condições auto-imunes, tais como a doença de Graves, acinzentamento prematuro dos cabelos, diabete melito e artrites.


O Diagnóstico do Hipotireoidismo


Como qualquer outra doença, é importante que você esteja atento para os sinais iniciais do hipotireoidismo. Todavia, somente seu médico pode dizer com segurança quando você tem ou não a doença.
Seu médico irá analisar:
Sua história e aparência física
A quantidade de hormônios da tireoide, de hormônio estimulador da tireoide (TSH) e a pesquisa de anticorpos antitireoidianos em seu sangue.


Os Sinais e Sintomas do Hipotireoidismo


Os possíveis efeitos do hipotireoidismo são:
diminuição na freqüência dos batimentos cardíacos (menos que 70 batimentos por minuto)
elevação da pressão sangüínea
sentir-se cansado ou lento nos movimentos ou raciocínio
sentir-se friorento
sentir-se sonolento durante o dia, mesmo após dormir toda a noite
falta de memória
dificuldade de concentração
cãimbras musculares, paralisias dos braços e (ou) pernas
ganho de peso
rosto inchado, especialmente na parte inferior dos olhos
voz rouca
cabelo fino, fraco
pele amarelecida, grossa, áspera e seca
nas crianças: baixa estatura
prisão de ventre (constipação intestinal)
fluxo menstrual intenso
eliminação de leite nas mamas
infertilidade
bócio (aumento anormal na região anterior do pescoço causado por um aumento de volume da glândula tireóide)


O Tratamento do Hipotireoidismo


O tratamento standard para hipotireoidismo é hormônio da tireóide em comprimidos. Os comprimidos proporcionam ao corpo a quantidade certa de hormônio da tireóide quando a glândula não é hábil para produzir o suficiente por si próprio. 


Mesmo que os sintomas do hipotireoidismo são usualmente corrigidos dentro de poucos meses, a maioria dos pacientes necessita tomar comprimidos pelo resto de suas vidas. O hormônio tireoideo preferido para tratamento é a Levotiroxina (T4), encontrados no comércio com alguns nomes diferentes.


Alguns pacientes, algumas vezes, tomam quantidades exageradas de comprimidos tentando acelerar a velocidade de tratamento ou perder peso. Todavia, isso pode levar ao hipertireoidismo, uma doença na qual há hormônio demais no sangue e complicações a longo prazo, tal como osteoporose. Você deve tomar os comprimidos como seu médico prescreveu.


Em diferentes momentos de sua vida você poderá necessitar tomar diferentes quantidades de hormônio tireoideo. Dessa forma, você deve visitar seu médico uma vez ao ano para assegurar-se de que tudo está certo.
hiper.jpg (9629 bytes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...