terça-feira, 12 de julho de 2011




Tireoidite de Hashimoto

A Tireoidite de Hashimoto é uma das causas mais comuns de hipotireoidismo e como já explicitado em artigo anterior, significa baixa função da tireóide. O hormônio tireoideano (T3 e T4) começa a reduzir.

 O organismo vai se tornando metabolicamente lentificado e queimando menos calorias. Isto resultaria em vários sintomas do Hipotireoidismo, entre eles a obesidade, o colesterol e os triglicerídeos elevados, além de inchaço, sono excessivo, cansaço, dores musculares, memória reduzida, depressão, entre outras alterações psiquiátricas.

A Tireoidite de Hashimoto (nome do médico japonês que a descobriu) é uma inflamação crônica na tireóide (lenta e duradoura). Não se trata de um quadro agudo (rápido e auto-limitado) aonde existiria a dor, a febre. O tratamento não seria à base de anti-inflamatórios e antibióticos. Ela geralmente é indolor e só pode ser percebida quando se instala um bócio (aumento do volume da tireóide ou no pescoço), ou quando acontecem os sintomas do hipotireoidismo, citados acima.

A lesão da tireóide ocorre devido a uma auto-imunidade, uma produção “doentia” de anticorpos que destroem as próprias células do organismo, ao invés de destruírem, como de praxe, apenas as células infecciosas e anômalas com potencial cancerígeno.

Esta doença tem origem genética ou hereditária. Normalmente quando uma pessoa da família descobre o diagnóstico, outras pessoas são diagnosticadas através de um pedido de exame adequado. Aparece bastante, associada ao Diabetes. O famoso TSH frequentemente pedido pelos médicos é um exame apenas de triagem diagnóstica; mesmo ele estando normal não dá para se descartar uma tireoidite de Hashimoto em evolução.

O tratamento se dá através da reposição hormonal adequada do hormônio tireoideano. Quando esta não se realizar corretamente pode levar às diversas patologias que são consideradas complicações da Tireoidite de Hashimoto, como o infarto e as arritmias cardíacas, além da osteoporose e de inúmeras outras lesões para o organismo.

 O diagnóstico e o tratamento precoce desta tireoidite tem melhorado não só a qualidade de vida dos pacientes por ela acometidos, mas acima de tudo, prevenido muitas das suas possíveis e indesejadas complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...