Blog com dicas de decoração de ambientes, artesanato,reciclagem, jardinagem, saúde,comportamento,moda,etc
sexta-feira, 29 de julho de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
RECONHECENDO UMA MENTIRA
RECONHECENDO UMA MENTIRA
1. A pessoa fará pouco ou nenhum contato direto nos olhos;
2. A expressão física será limitada, com poucos movimentos dos braços e das mãos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rígidos e mecânicos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço;
3. Uma ou ambas as mãos podem ser levadas ao rosto (a mão pode cobrir a boca, indicando que ela não acredita - ou está insegura - no que está dizendo). Também é improvável que a pessoa toque seu peito com um gesto de mão aberta;
4. A fim de parecer mais tranqüila, a pessoa poderá se encolher um pouco;
5. Não há sincronismo entre gestos e palavras;
6. A cabeça se move de modo mecânico;
7. Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direção à saída;
8. A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabeça ou posicionar seu corpo para o lado oposto;
9. O corpo ficará encolhido. É improvável que permaneça ereto;
10. Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;
11. A pessoa não apontará seu dedo para quem está tentando convencer;
12. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e à direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo.
13. Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela está criando a desculpa e em seguida verificando se esta é coerente ou não. A pessoa que mente não consegue responder automaticamente à sua pergunta.
14. A pessoa que mente adquire uma expressão corporal mais relaxada quando você muda de assunto.
15. Se a pessoa ficar tranqüila enquanto você a acusa, então é melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqüilas enquanto são acusadas por algo que sabem que são inocentes. A tendência natural do ser humano é manter um certo desespero para provar que é inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusação;
16. Quem mente utilizará as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista;
17. A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;
18. Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impressão que
mentalmente está pronta para se defender;
19. Em relação à história contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos;
20. Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo não coloca nenhuma questão.
21. A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): "Por que eu mentiria para você?", "Para dizer a verdade...", "Para ser franco...", "De onde você tirou essa idéia?", "Por que está me perguntando uma coisa dessas?", "Poderia repetir a pergunta?", "Eu acho que este não é um bom lugar para se discutir isso", "Podemos falar mais tarde a respeito disso?", "Como se atreve a me perguntar uma coisa dessas?";
22. Ela evita responder, pedindo para você repetir a pergunta, ou então responde com outra pergunta;
23. A pessoa utiliza de humor e sarcasmo para aliviar as preocupações do interlocutor;
24. A pessoa que está mentindo pode corar, transpirar e respirar com dificuldade;
25. O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo: as mãos podem tremer. Se a pessoa estiver escondendo as mãos, isso pode ser uma tentativa de ocultar um tremor incontrolável.
26. Observe a voz. Ela pode falhar e a pessoa pode parecer incoerente;
qu27. Voz fora do tom: as cordas vocais, como qualquer outro músculo, tendem a ficar enrijecidosand
o a pessoa está sob pressão. Isso produzirá um som mais alto.
28. Engolir em seco: a pessoa pode começar a engolir em seco.
29. Pigarrear: Se ela estiver mentindo têm grandes chances de pigarrear enquanto fala com você. Devido à ansiedade, o muco se forma na garganta, e uma pessoa que fala em público, se estiver nervosa, pode pigarrear para limpar a garganta antes de começar a falar.
30. Já reparou que quando estamos convictos do que estamos dizendo, nossas mãos e braços gesticulam, enfatizando nosso ponto de vista e demonstrando forte convicção? A pessoa que mente não consegue fazer isso. Esteja atento.
DESMASCARANDO O MENTIROSO
Chegou a hora de usarmos um sofisticado e abrangente sistema de questionamentos que fará com que qualquer pessoa fale a verdade em apenas alguns minutos em qualquer conversa ou situação. Vou lhe armar com as melhores munições possíveis para que você vença rapidamente a batalha verbal e chegue até a verdade. Os resultados serão verdadeiramente surpreendentes.
Importante: Não esqueça de observar as respostas não-verbais (inconscientes) - os sinais que você acabou de aprender - após a sua pergunta.
1. Não acuse - Insinue: O objetivo é fazer uma pergunta que não represente nenhuma acusação, mas que insinue o possível comportamento da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) foi infiel na noite passada. Pergunta incorreta: "Você andou me traindo?"
· Pergunta correta: "Aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" Observe sua expressão corporal e alguma possível pista de preocupação e nervosismo com sua pergunta.
Qualquer resposta do tipo: "Porque perguntou isso?" ou "Alguém te falou alguma coisa?", seguidas de um certo nervosismo, indicam forte preocupação por parte da pessoa.
Ela não estaria preocupada em saber porque você está fazendo tal pergunta, a menos que pense que você pode estar sabendo o que ela não quer que você saiba.
2. Situação semelhante: Aqui você vai apresentar uma situação semelhante à que suspeita que esteja acontecendo. O bom é que vai poder falar sobre o assunto sem parecer acusatório.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) está lhe traindo.
· Pergunta incorreta: "Você está me traindo com Fulana (o) de Tal?"
· Pergunta correta: "Sabe, minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me disse que está muito desconfiada (o) do (a) seu (sua) namorado (a). Ela (e) tem quase certeza que ele (a) está cometendo uma traição.
Ele (a) fica muito estranho (a) e nervoso (a) quando ela (e) fala sobre histórias de traição. O que você acha disso?" Se a pessoa for culpada, ficará preocupada, constrangida ou embaraçada e vai querer rapidamente mudar de assunto.
Porém, se a pessoa achar que sua pergunta é interessante e ela for inocente, poderá iniciar uma conversa a respeito da pergunta. Esta é uma forte indicação de inocência, porque ela não tem receio de discutir o tema e não está investigando por quê você faz a pergunta.
3. Não é surpreendente?: Como no exemplo acima, aqui você vai abordar o assunto, mas de uma forma geral. Nos permitirá uma grande percepção de culpa ou inocência da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você desconfia que seu (sua) noivo (a) está saindo com outra (o)
· Pergunta incorreta: "Você está saindo com outra (o)?"
· Pergunta correta: "Olha que absurdo... Hoje minha (meu) amiga (o) Fulana (o) de Tal me contou que pegou seu (a) noivo (a) com outra (o).
Não é impressionante como alguém consegue ser infiel e não ter receio de ser desmascarado?" Quaisquer respostas que demonstrem reações de embaraço, nervosismo ou constrangimento, seguidas de perguntas como:
"Por que está me perguntado isso?", além de tentativas de mudança de assunto, demonstram grande carga de preocupação e culpa.
4. Atacando o ego da pessoa. Aqui vamos usar o ego da pessoa contra ela própria. Vamos dizer a ela que jamais seria capaz de confessar, pois está sendo 'pressionada' por outra pessoa à não dizer a verdade e que essa pessoa manda nela. Esta técnica é muito usada por policiais.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você tem quase certeza que Fulano (a) roubou sua empresa
· Pergunta incorreta: "Vai confessar que roubou minha empresa, ou não?"
· Pergunta correta: "Acho que já sei qual é o problema: Você não me diz a verdade porque alguém manda em você.
Você não tem o poder para decidir isso. Tem outra pessoa por trás disso e você não quer 'ficar mal' com ela, não é?" O mais incrível é que geralmente as pessoas acabam confessando e se sentindo orgulhosas de ter feito isso.
5. Indução: Aqui está uma poderosa técnica. Particularmente, já utilizei e obtive ótimos resultados. Elabore uma pergunta que restrinja sua resposta a algo que a pessoa pense ser positivo, de forma que ela não se importe em responder sinceramente.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Alguém viu seu (a) namorado (a) numa festa na noite passada.
· Pergunta incorreta: "Você andou fazendo festa escondido de mim?"
· Pergunta correta:
"Ontem, você chegou em casa após as 24h, não foi?" Se a pessoa tiver ficado em casa, ficará livre para responder, mas se tiver, realmente saído, mesmo assim se sentirá a vontade em responder sinceramente, porque você deu a entender que já sabia e não havia problemas.
O fato de a pessoa ter voltado para casa de madrugada não está em questão. O importante é que você conseguiu a resposta à verdadeira pergunta.
6. Bumerangue psicológico: Com esta técnica, você diz à pessoa que ela fez algo bom, e não mau. Assim, ela ficará, completamente livre para lhe dizer toda a verdade.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que fulano (a) está roubando sua empresa.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você anda me roubando?"
· Pergunta correta:
"Ei, Fulano (a)! Acho que podemos nos tornar sócios muito ricos! Parece que você, ultimamente, tem 'passado à perna' em mim, mas está tudo bem. Nós podemos trabalhar juntos, seu (sua) espertinho (a)! Me conte mais sobre suas incríveis técnicas...
Quero aprender tudo!" Você quer aparentar que está contente por saber o que a pessoa está fazendo. Ela não terá saída e vai se abrir para você.
Outro exemplo: (Utilizado em entrevistas para emprego)
· Suspeita: Você suspeita que o candidato à vaga oferecida mentiu sobre as informações em seu currículo.
· Pergunta incorreta: "Fulano (a), você andou colocando informações falsas em seu currículo?"
· Pergunta correta: "Fulano (a), nós dois sabemos que todo mundo inventa um pouco sobre seu currículo. Pessoalmente, acho que isso demonstra coragem, porque a pessoa não tem medo de assumir novas responsabilidades. Me diga, quais partes em que você foi mais criativo no seu currículo?"
7. Paranóia: Esta técnica de sugestão é muito poderosa e pode induzir a um estado temporário de paranóia na pessoa - principalmente se várias pessoas falarem a mesma coisa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você suspeita que sua (seu) colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa
· Pergunta incorreta: "Fulana (o), você anda roubando o material de escritório?"
· Pergunta correta:
"Fulana (o), acho que todo mundo já sabe sobre o material. Já reparou que, às vezes, eles ficam encarando você?" Se ela for mesmo culpada, vai se sentir encarada por todos e logo passará a aceitar a sugestão de que todos já estão sabendo do roubo.
Você poderá verificar isso na sua expressão corporal de tensão e pavor, seguida de uma atitude de desconfiança diante das pessoas. Caso ela não seja culpada, não demonstrará nenhuma atitude e apenas vai achar que você está brincando com ela.
As técnicas abaixo devem ser usadas caso você esteja muito desconfiado da pessoa e ela se recusa a confessar.
Céu e inferno: Esta técnica cria uma espécie de fobia na pessoa e a única saída é confessar a verdade para você. Aqui usamos as forças que moldam o comportamento humano: Dor e o Prazer nos seus limites para nos revelar a verdade.
Exemplo de uso:
Se você acha que sua colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa.
Você falaria: "Fulana, já sei da verdade. Sei também que você já está se arrependendo de ter feito isso. Podemos resolver isso agora. Você pode me contar tudo e esquecemos isso para sempre. Ninguém mais ficará sabendo e você continuará no seu emprego.
Mas, pode escolher um caminho mais doloroso: Posso ir até nosso chefe e falar para ele. Você sabe que isso seria demissão na certa, não é? Além do mais sua imagem ficaria suja.
Imagina todos seus colegas comentando sobre o que você fez? Portanto, para o seu bem, me confesse agora e terminamos com isso de uma vez por todas". Se vincularmos dor intensa e insuportável à idéia de mentir e prazer imediato à idéia de falar a verdade, ela só terá uma saída: falar a verdade!
Curto circuito: Com essa técnica você cria uma confusão mental na pessoa, enquanto implanta sugestões diretamente no inconsciente.
Ela ficará confusa com a frase de abertura (estão em sublinhado nos exemplos abaixo) e entrará num leve transe enquanto você lança uma frase com comandos implícitos (estão em negrito) que serão completamente absorvidos pelo seu inconsciente.
Exemplo de uso:
"Fulano (a), você pode muito bem acreditar nas coisas que pensava que sabia, e, se você quer... dizer a verdade... ou... não quer dizer a verdade...a decisão é sua.
Portanto, me... diga a verdade..., agora!" Essa sentença é registrada pelo inconsciente em sua totalidade.
Os comandos, "dizer a verdade", "diga a verdade" (Muito importante: o inconsciente não registra uma negativa - o 'não') e "agora" são enviados diretamente para o inconsciente, sem a pessoa - a parte consciente - se dar conta e mostrar resistência.
Outro exemplo:
Fulano (a). Eu não quero que você diga nada, a menos que, realmente, queira.
E entendo que você já esqueceu o que havia pensado em querer, não é? Se estiver pensando consigo mesmo algo como... eu quero dizer à você, então simplesmente... diga ... Quando perceber que... esta é a decisão certa...você... irá me dizer a verdade... agora!
Importante:
· Antes e depois do comando - que está em negrito - você deve dar uma pausa (...)
· Ao dar o comando, aumente um pouco a voz e utilize uma tonalidade descendente.
· Gesticule com as mãos ao dizer o comando.
Você também pode usar a técnica do curto circuito, com o intuito de apenas interromper a linha de raciocínio de uma pessoa.
Utilize as frases abaixo quando quiser tomar o controle de uma conversa, ou temporariamente confundir a pessoa, enquanto você reúne seus próprios pensamentos.
Abaixo você tem algumas frases que desenvolvi.
Não esqueça de gesticular enquanto fala. Use com moderação.
Se usar várias delas seguidas, poderá provocar uma forte confusão mental na pessoa.
· Porque você ainda acredita em algo que duvidava?
· Você, realmente, ainda acredita nas coisas que pensava que sabia?
· Você duvidaria menos se acreditasse mais nas coisas que imaginava que sabia?
· Você não lembra do que havia esquecido?
· Se acreditasse mais nas coisas que falou, duvidaria menos das coisas que escutou?
· Você acredita nas coisas que já sabia?
· Como pode acreditar nas coisas que pensa que sabia?
· Essa pergunta significa que você ainda duvida das coisas que imaginava serem verdadeiras, não é?
· Você acredita mesmo, que já sabia disso?
· Porque me perguntou algo que já sabia?
· Se você já acreditava nisso, porque pensou que têm dúvidas?
· Se você não esperava que eu acreditasse numa coisa dessas, porque me contou?
· Você está concordando com uma coisa que já sabia, não é?
· Como pode concordar de algo que acreditava ser mentira, antes mesmo de aceitar a verdade?
· Quanto mais você acredita nas coisas que duvidava, mais concorda com a possibilidade de que tudo não passou de uma grande mentira?
Tipos de Homens mentirosos
domingo, 17 de julho de 2011
AS PIORES MANIAS DOS NAMORADOS(as)
Piores manias de um namorado
1 – Abrir a geladeira sem pedir: Bom, isso tem se tornado cada vez mais usual. O problema está na quantidade de alimentos que seu namorado pode pegar, ou ainda, de líquidos que ele possa beber.
2 – À Vontade no sofá da sala: Muitos são os homens que literalmente “se jogam” nos sofás de suas namoradas. Vários, aliás, são capazes de exigirem até mesmo, lençóis ou cobertores limpos.
3 – Falar sobre outra garota: Imagine a seguinte cena: Você no maior clima com o seu namorado, e do nada, ele começa a falar em outra garota. Chato, não? Pior que isso, só se ela for a ex dele.
4 – Urinar de porta aberta: Se muitos não se incomodam com o fato de serem vistos urinando em público, o que dirá na casa de suas namoradas (risos). Bom, até aí, tudo bem, passa. O problema, é que do nada, alguém pode passar pelo local, especialmente o pai ou a mãe da garota.
5 – Falar sobre o seu peso: Acreditem, nenhuma garota gostaria de ouvir seu namorado comentando sobre seu peso. Caso seja necessário algum comentário nesse sentido, o faça de maneira sutil.
6 – Marcar um encontro e não ir: Já se imaginou cara amiga, você plantada, esperando por seu namorado, e ele sequer dá sinal de vida?
7 – Ignorar a namorada na frente de amigos: Não se sabe ao certo o porquê, mas muitos homens não gostam de serem vistos com a namorada. Muitos, aliás, preferem “esconder” a parceira, do que, por exemplo, apresentar para um grupo de amigos.
8 – Colocar apelidos “fofos” em excesso: De fato, tudo que é em excesso cansa. Até mesmo os apelidos “fofos” que você coloca na sua namorada. “Docinho”, “benzinho”, “fofucha”, “more”, tudo bem, mas nada de “tchuchuquinha”, “moxa”, “dotosa” em excesso. (ninguém merece tal baixaria!).
Piores manias de uma namorada
1 – Te ligar toda hora: Não que sejamos insensíveis, mas receber 02, 03, 04 telefonemas por dia é demais. Chega a ser chato! Algumas garotas, aliás, chegam a extrapolar o limite do bom senso, exigindo que seus namorados mantenham um depoimento, scrap ou foto sempre em destaque no Orkut.
2 - Capitalismo selvagem: Não que a pessoa não deva ter ambições na vida. Pelo contrário, é até algo louvável. Por outro lado, não existe uma relação que possa durar com uma pessoa que só pense em bens matérias como: carros, viagens, restaurantes finos…
3 – Certinhas: Literalmente do contra, as garotas “certinhas” não permitem o mínimo desvio de conduta por parte de seu namorado. Tudo pode ser motivo de crítica, da sandália que ele estiver usando, passando pela camisa, calça, tênis, etc.
4 – Vaidade: Tudo que é em excesso estraga, certo? Bom, nem sempre, especialmente para algumas garotas que nunca estão satisfeitas, e que querem sempre um perfume, roupa, ou kit de maquiagem novo. Detalhe: Pouco importará seu estilo, você deverá corresponder as expectativas. Por exemplo, se a garota só se veste com roupa social, o mesmo ela vai esperar de você.
5 - Adotar apelidos “fofos”: Nada contra eles. Agora, chega a ser constrangedor, a sua namorada sair com você e na frente de seus amigos, ela começar a falar em alto e bom tom “morrrr”, “morzãoooo”, “tchuchuquinhoooo”, “gotosinhooooo”…
6 – No Money: Sim, concordo, os homens devem ser cavalheiros, e de uma forma geral, pagar todas as contas. Agora, eu perguntaria: E se nós, em determinado dia, ficássemos sem dinheiro, e não fosse possível arcar com as despesas da noite, vocês entenderiam? Mais do que isso, ajudariam com pelo menos um pouquinho de dinheiro?
7 – Sacoleiras: Não dispensam uma comprinha básica no shopping. Mais do que isso, te forçam a ir junto, e você, cansado, no final do dia, ainda terá que manter aquele sorriso, como se nada tivesse acontecido.
8 – Religião x namoro: Sim, caro amigo, a religião também pode influenciar uma relação. Imagine a seguinte situação: Domingo de manhã, você querendo dormir, e sua namorada te obrigando a ir na missa ou no culto com ela. O que você faria? Aliás, se fosse apenas no domingo…
9 - Exibicionismo: Sabe aquela garota que literalmente “se acha”? Que sai com você para ficar se exibindo para os seus amigos? Que começa a falar dos bens que possui, ou ainda, das viagens que pretende fazer? Pois é, não é das tarefas mais fáceis se relacionar com alguém assim, pode acreditar!
10 – De lua: Mudam de personalidade a todo instante. São capazes de te ofender gratuitamente, mesmo você não tendo feito absolutamente nada.
Os 15 Mandamentos do Casal Feliz
Atendendo ao pedido feito, estou postando abaixo quinze dicas para serem seguidas e, através delas, seja analisado o relacionamento do casal e possa ajudar no fortalecimento da relação, contribuindo para que ainda permaneçam juntos.
1. Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe.
2. Pare de dar desculpas ou arranjar justificativas para um homem e seu comportamento desleal.
3. Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem mais como permanecer.
4. Se uma relação terminar porque o homem não a tratou como você merecia, esqueça-o! Vocês também não podem continuar como amigos porque um amigo não destrataria outro amigo
5. Não tente consertar o que está errado na relação de vocês, se ele não quiser ou aceitar mudanças.
6. Se você sente que ele a está enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue a relação porque você acha que ele vai melhorar.
7. A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
8. Evite homens que têm muitos filhos de mulheres diferentes. Se ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, porque a trataria diferente?
9. Não queira mudar o comportamento de alguém. A mudança vem dentro de nós mesmos.
10. Não tenha receio de ficar sozinha. Tenha medo de ficar solitária com alguém.
11. Uma relação plena consiste de duas pessoas que se envolvam por completo. Encontre alguém para somar e completar e não diminuir.
12. Se ele ficou atraído por você à primeira vista, considere que ele não será o único.
13. Ninguém é mais importante que você. Mesmo se tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
14. Se alguém já traiu antes, em outras ocasiões, com certeza o fará novamente.
15. Se eram felizes antes, sejam felizes sempre.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
NÓS OU O DEMÔNIO?
terça-feira, 12 de julho de 2011
O Hipotireoidismo
O hipotireoidismo faz com que o corpo trabalhe devagar. Isso ocorre quando há quantidade insuficiente de hormônio tireoideo no sangue ("hipo" significa "pouco"). O hipotireoidismo afeta mais de 5 milhões de americanos, muitos dos quais nem sabem que tem a doença. As mulheres, mais que os homens, têm mais freqüentemente hipotireoidismo.
A Tireoidite de Hashimoto
Existem diferentes causas de hipotireoidismo:
A tireoidite de Hashimoto é a mais comum causa de tireoidite e a principal causa de hipotireoidismo. Ela afeta ao redor de 5% da população adulta, aumentando particularmente nas mulheres concomitante com a idade.
Cirurgia da tireóide ou tratamentos com iodo radioativo podem causar hipotireoidismo.
Um de cada 4.000 crianças nascem sem uma tireóide funcionante. Se o problema não é precocemente corrigido a criança irá tornar-se física e mentalmente retardada.
Ao redor de 100 milliòes de pessoas ao redor do mundo não tem suficiente iodo em suas dietas. Iodo é um elemento químico que a tireóide usa para produzir seus hormônios. Esse problema tem sido resolvido com a adição de iodo ao sal de cozinha.
A Causa do Hipotireoidismo
A tireoidite de Hashimoto é a mais comum causa de tireoidite e a principal causa de hipotireoidismo. Ela afeta ao redor de 5% da população adulta, aumentando particularmente nas mulheres concomitante com a idade.
A tireoidite de Hashimoto é causada por problemas no sistema imunitário do corpo. Normalmente o sistema imunitário defende nosso corpo contra germens e vírus estranhos. Nas doenças auto-imunes o sistema imunitário ataca os tecidos do próprio corpo por engano.
A tireoidite de Hashimoto é causada pela produção de certos anticorpos contra a tireóide oriundos do sistema imunitário, os quais danificam a glândula e retiram-lhe a capacidade de produzir suficiente hormônio. A tireoidite de Hashimoto está ligada a outras condições auto-imunes, tais como a doença de Graves, acinzentamento prematuro dos cabelos, diabete melito e artrites.
O Diagnóstico do Hipotireoidismo
Como qualquer outra doença, é importante que você esteja atento para os sinais iniciais do hipotireoidismo. Todavia, somente seu médico pode dizer com segurança quando você tem ou não a doença.
Seu médico irá analisar:
Sua história e aparência física
A quantidade de hormônios da tireoide, de hormônio estimulador da tireoide (TSH) e a pesquisa de anticorpos antitireoidianos em seu sangue.
Os Sinais e Sintomas do Hipotireoidismo
Os possíveis efeitos do hipotireoidismo são:
diminuição na freqüência dos batimentos cardíacos (menos que 70 batimentos por minuto)
elevação da pressão sangüínea
sentir-se cansado ou lento nos movimentos ou raciocínio
sentir-se friorento
sentir-se sonolento durante o dia, mesmo após dormir toda a noite
falta de memória
dificuldade de concentração
cãimbras musculares, paralisias dos braços e (ou) pernas
ganho de peso
rosto inchado, especialmente na parte inferior dos olhos
voz rouca
cabelo fino, fraco
pele amarelecida, grossa, áspera e seca
nas crianças: baixa estatura
prisão de ventre (constipação intestinal)
fluxo menstrual intenso
eliminação de leite nas mamas
infertilidade
bócio (aumento anormal na região anterior do pescoço causado por um aumento de volume da glândula tireóide)
O Tratamento do Hipotireoidismo
O tratamento standard para hipotireoidismo é hormônio da tireóide em comprimidos. Os comprimidos proporcionam ao corpo a quantidade certa de hormônio da tireóide quando a glândula não é hábil para produzir o suficiente por si próprio.
Mesmo que os sintomas do hipotireoidismo são usualmente corrigidos dentro de poucos meses, a maioria dos pacientes necessita tomar comprimidos pelo resto de suas vidas. O hormônio tireoideo preferido para tratamento é a Levotiroxina (T4), encontrados no comércio com alguns nomes diferentes.
Alguns pacientes, algumas vezes, tomam quantidades exageradas de comprimidos tentando acelerar a velocidade de tratamento ou perder peso. Todavia, isso pode levar ao hipertireoidismo, uma doença na qual há hormônio demais no sangue e complicações a longo prazo, tal como osteoporose. Você deve tomar os comprimidos como seu médico prescreveu.
Em diferentes momentos de sua vida você poderá necessitar tomar diferentes quantidades de hormônio tireoideo. Dessa forma, você deve visitar seu médico uma vez ao ano para assegurar-se de que tudo está certo.